domingo, 4 de agosto de 2013

Como escolher o tapete ideal.

Existem muitas coisas pra se fazer numa casa nova e um milhão de inspirações na internet que podem ou não ajudar. Enquanto ainda não encontro o devido tempo (e dinheiro) para colocar em prática a minha lista quilométrica de projetos do apê novo eu navego por aqui para, quem sabe, dar um ritmo nas ideias. E hoje o assunto é tapete.

Não acho que exista uma regra para a escolha certa do tapete, mas sim alguns preceitos básicos que podem ajudar na hora dessa escolha como, por exemplo:
- tamanho
- textura
- contraste (ou não) com o piso e/ou com o sofá

Para a sala do novo apê eu imagino cor e um padrão gráfico diferente, justamente porque meu sofá (o tão sonhado sofá que ainda não existe) vai ser cinza chumbo e o piso é de parquet lindão. A minha ideia é criar bastante apelo visual para o piso, pois quero minhas paredes mais neutras mesmo. 

Enfim, buscando inspirações olha só o que eu encontrei.

Desenhos mais clássicos com elementos bem masculinos deixa essa sala linda, e ao mesmo tempo o padrão e a cor do tapete dão um toque feminino bem discreto. Perfeito para um casal pra frentex.

Toda a sala tem um ar bem masculino e o equilíbrio esta no tapete e nas almofadas. Amei.

Precisa dizer alguma coisa? A combinação de cores e texturas esta linda, mas não é bem o resultado que eu procuro.

Não tinha pensado em alguma coisa em tons de marrom e creme (ou preto e branco, ja que a inspiração veio...). Incrível como essa estampa altamente geométrica casa perfeitamente com as cores e formas mais orgânicas dos acessórios da sala. Só penso que a quantidade de texturas acabou deixando o espaço com muito barulho visual, o nosso conhecido "over".


Cinza com rosa e roxo e azul, amor infinito... sem mais.

Gostei de tudo nessa sala menos do tapete. Óbvio demais, vocês não acham?

Fora isso, encontrei nas minhas andanças pela internet um vídeo (clica aqui) bem legal da Emily Henderson, uma stylist que eu adoro, nesse vídeo ela mostra dicas para escolher o tamanho ideal do tapete para uma sala de estar. Basicamente as dicas são:

1. medir a área total do espaço ocupado pelo sofá e poltronas. Incrível como muita gente esquece de fazer isso antes de caçar o tapete ideal.
2. manter a coerência: ou todas as pernas dos moveis em cima do tapete ou todas para fora ou ainda todos na metade / metade. O ideal é que se mantenha essa coerência nos alinhamentos da área de conversação.
3. orientar o grafismo do tapete de acordo com a planta (o formato) da sala para favorecer a proporção.

Partiu procurar o tapete ideal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário